Sempre que qualquer situação do cotidiano se apresentar, inevitavelmente, daremos uma resposta a partir daquilo que cremos ou pensamos – ainda que seja a própria omissão (Ex.: Como utilizar os recursos financeiros do mês; como educar os filhos; qual emprego vou buscar; qual a minha vocação; o que penso sobre política e sexualidade).
Todos nós temos uma maneira de enxergar a realidade e oferecer respostas a ela. E toda cosmovisão (visão de mundo e de boa vida) é decorrente dos compromissos assumidos pelo nosso coração (Coração aqui se refere a sede mais profunda do nosso ser onde estão nossos desejos, sentimentos, pensamentos e anseios mais básicos e fundamentais). Portanto, nossa maneira de responder expressa aquilo que cremos e a quem servimos.
Você consegue perceber que possui uma visão de mundo? Percebe como isso influencia as tuas decisões e respostas cotidianas.
Quando a Palavra de Deus não instrui nosso coração sobre os assuntos da vida seremos contaminados pelos padrões do mundo, pois outro ensino tomará conta (nossas experiências do passado, nossa formação, nossa personalidade e etc – sempre contaminadas pelos padrões do mundo).
Todas as áreas da sua vida estão orientadas pela Palavra de Deus (com uma visão genuinamente bíblica)?
Ao estudar o capítulo 01 do livro de Daniel podemos perceber como esses jovens foram atacados em suas convicções, a fim de que abandonassem sua fé, por meio da absorção de uma cultura pagã.
Daniel, Hananias, Misael e Azarias, foram levados cativos para a Babilônia na primeira investida de Nabucodonosor contra o Reino de Judá. Nabucodonosor chama jovens da realeza e nobreza, distintos pelas suas qualidades, para serem treinados a servir no palácio real (Dn 1:3-4).
Esse treinamento e preparação envolviam: a) Aprender a cultura e a língua dos babilônios (Dn 1:4); b) Comer das iguarias e do vinho do rei (Dn. 1:5); c) Ter seus nomes trocados (Dn 1:7); Tais medidas visavam fazer uma lavagem identitária na vida desses jovens e imprimir uma nova cultura e visão de vida, fazendo-os abandonar a sua fé. Nabucodonosor queria converter o coração desses jovens para a Babilônia.
Você consegue perceber como o mundo e a sua cultura tem nos atacado? Como os valores do mundo tem sido absorvidos? Você percebe isso na sua vida?
Mas esses jovens tinham um relacionamento verdadeiro e pessoal com seu Deus, uma convicção profunda a respeito das verdades divinas e das suas promessas, eles sabiam quem era o seu Deus. Assim:
Quando esses jovens se posicionaram indo contra a cultura daquele povo, Deus teve misericórdia e sustentou esses jovens: a) Durante 03 anos eles comeram somente legumes e tomaram água (Dn 1:12, 13 e 16); b) Todo conhecimento e sabedoria que os jovens adquiram foi providenciada por Deus (Dn 1:17); c) Deus honrou Daniel lhe concedendo dons (Dn 1:17).
Como temos nos posicionado diante dos ideais mundanos que estão sendo vendidos a nós? Temos apresentado uma visão genuinamente bíblica?
Comente sobre o assunto.
Eles possuíam tamanho conhecimento dos desígnios de Deus e da sua Palavra que foi possível, mediante a graça, misericórdia e capacitação divinas, não assimilarem aquela cultura que estava sendo imposta, mas ser sal e luz naquele lugar.
Conclusão:
a) Precisamos de uma visão genuinamente bíblica sobre cada aspecto da nossa vida para que não venhamos assimilar ou sejamos enganados pelos ensinos do mundo (Rm 12:2);
b) Precisamos de respostas orientadas pela Palavra para oferecer ao mundo (1 Pe 3:15);
c) É Deus quem nos dá graça e nos capacita para resistir às investidas desse mundo. Portanto, nossa plena confiança deve estar em Deus;
d) Devemos pedir que Deus transforme o nosso coração profundamente. Que coloque em nós o Coração de “uma coisa”, um coração íntegro e puro, que o deseje acima de
tudo (Sl. 27:4).
e ) Nós somos chamados para desfrutar das benções de Deus no meio da cultura e da sociedade, mas, também, de estabelecer uma clara distinção entre a nossa fé e os
ideias mundanos (Mt 5:13-16). Nós somos uma resposta de contracultura para essa geração.
Temos vivido cada um desses aspetos? Você tem buscado orientação bíblica para cada área da sua vida a fim de construir uma visão genuinamente bíblica? Se sente preparado biblicamente para responder a qualquer pessoa sobre os dilemas da vida e desafios atuais? Que cosmovisão tem alimentado o seu coração em um nível mais profundo?
Somos a Igreja Chuva Serôdia de Porto Alegre. Nosso propósito de ser e viver igreja é amar a Deus, amar o próximo e evangelizar o mundo.
Todos os direitos reservados para Igreja Ministério Chuva Serôdia
Culto Público, às 19h30
Sala de Oração, às 20h
Pequenos Grupos, às 20h
Culto de Jovens, às 20h