Na Igreja Chuva Serôdia, temos como um de nossos fundamentos o ensino de Jesus sobre ensinar todas as coisas assim como ele nos ensinou. No texto de Mateus 28.29,20, vemos que Jesus envia seus seguidores para que façam discípulos de todos os povos, ensinando-os a guardar o que Ele mesmo ensinou. Transmitir o ensino e a vida de Jesus é, portanto, a essência do discipulado.
A igreja e o cristão individual compartilham do mesmo objetivo: amadurecer na plenitude de Cristo. O discipulado é o meio por excelência estabelecido por Jesus para alcançar a maturidade. Com base no que encontramos nas Escrituras, entendemos que, através do processo de discipulado, a pessoa aprende a se tornar uma seguidora de Jesus totalmente comprometida com Ele.
Na Palavra e Comunhão
Para uma fé sólida
Para andar como Jesus
O processo de discipulado auxilia o cristão a crescer em fé, maturidade e conhecimento capacitando-o, por sua vez, a levar outros a Cristo e discipulá-los.
Desta forma, além de nos tornar parecidos com Jesus, este processo também nos prepara para realizarmos as obras que Ele fez.
Etimologicamente, a palavra discípulo (mathetés, no grego) significa, “aprendiz”. O antônimo desta palavra é mestre (didáskalos, no grego), que quer dizer “mentor”. Logo, o discipulado visa treinamento para a maturidade e frutificação espiritual. Para nós, a melhor definição de discipulado é esta:
“É a prática de um discípulo mais maduro reproduzir tão bem num discípulo menos maduro a plenitude da vida que tem em Jesus, que este será capaz de treinar outros para ensinarem a outros, para a glória de Deus e o avanço do Reino.”
Jesus instruiu os seus discípulos a ensinarem os novos convertidos “a observar tudo que eu vos tenho ordenado.” (Mt.28:20). Paulo, por sua vez, teve o cuidado de “anunciar todo o desígnio de Deus” aos líderes de Éfeso (At.20:27). Ele inclusive escreveu: “ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.” (Cl.1:28).
As lições devem ser teológicas e práticas, pois a Bíblia contém temas teológicos e temas ético-cristãos. A distinção é relevante porque, quanto ao primeiro, devemos mudar a nossa maneira de pensar e, quanto ao segundo, a nossa maneira de agir.
Encontros Informais: consistem em fazer certas atividades junto com os discípulos para criar um relacionamento mais chegado com eles. O objetivo é conhecer o discípulo melhor e permitir que ele nos conheça compartilhando momentos informais em sua companhia.
Encontros programados: o objetivo de um encontro assim é lançar as bases para as verdades bíblicas. Trata-se de encontros semanais com os discípulos para ensino, aconselhamento, oração e serviço. Esses encontros devem ser preparados tendo esses objetivos em mente.
Assim como os filhos naturais amadurecem em tempos diferentes, os discípulos também têm seu próprio ritmo de crescimento. Precisamos respeitar a individualidade e as características pessoais de cada um.
Nem todo discípulo é igual. Não se trata de uma linha de montagem onde as peças são todas idênticas. Alguns apontarão para a liderança, outros não. Alguns precisarão de mais atenção, e outros darão mais trabalho. O ideal seria que o discipulado durasse entre um e dois anos. Este foi, aproximadamente, o tempo que Jesus levou para treinar os seus discípulos. Todavia, repita-se, tudo dependerá de quem estivermos discipulando.
Veja como você também pode fazer parte de um grupo de discipulado na Igreja Chuva Serôdia e, assim, crescer em sua fé em Jesus. Envie-nos uma mensagem clicando no botão ao lado!
Somos a Igreja Chuva Serôdia de Porto Alegre. Nosso propósito de ser e viver igreja é amar a Deus, amar o próximo e evangelizar o mundo.
Todos os direitos reservados para Igreja Ministério Chuva Serôdia
Culto Público, às 19h30
Sala de Oração, às 20h
Pequenos Grupos, às 20h
Culto de Jovens, às 20h