Aqui, Paulo fala da inclusão dos gentios na redenção (uma revelação inédita no tempo de Paulo, ainda que prometido na Bíblia). Os judeus acreditavam que só eles seriam salvos. Vide Isaías 49:6; Atos 11:18.
“Estranhos e inimigos no entendimento” – É esse fato que torna a reconciliação com Deus tão difícil. O pecado corrompeu os poderes morais e intelectuais do homem. Consequentemente, há uma aversão irracional contra Deus e Seus mandamentos.
“Estranhos e inimigos (…) pelas vossas obras malignas” – Esta alienação da mente leva a prática do pecado, e esses atos pecaminosos são a evidência desta alienação.
“Agora, porém, vos reconciliou (…) mediante a sua morte” – A harmonia entre Deus e os gentios foi restaurada pela cruz.
Todavia, esta reconciliação precisa da intervenção do Espírito Santo é da graça de Deus por causa da “depravação total” do homem (uma aversão irracional contra Deus e Seus mandamentos). Vide João 16:7-8; 2 Coríntios 6:1.
“Para apresentar-vos perante ele santos, irrepreensíveis e inculpáveis.” – A santificação ocorre em três momentos:
“Se é que permaneceis na fé.” – Aqui parece que a salvação é condicional. Ou seja, é possível perder a salvação caso abandonarmos a fé e voltarmos para o mundo.
“Alicerçados e firmes” – O único alicerce sobre o qual podemos edificar a nossa fé é Jesus e o ensino apostólico. Vide 1 Coríntios 3:10,11; Efésios 2:20.
Somos a Igreja Chuva Serôdia de Porto Alegre. Nosso propósito de ser e viver igreja é amar a Deus, amar o próximo e evangelizar o mundo.
Todos os direitos reservados para Igreja Ministério Chuva Serôdia
Culto Público, às 19h30
Sala de Oração, às 20h
Pequenos Grupos, às 20h
Culto de Jovens, às 20h