1. Paulo tinha plena certeza do seu chamado ministerial. Infelizmente, o número de jovens que sentem este mesmo chamado para o ministério tem diminuído significativamente no século XXI.
2. Motivos para este desinteresse podem ser: 1) profissões seculares mais atraentes; 2) escândalos; 3) sofrimento de pais que estiveram no ministério; 4) oposição de ministros mais velhos; 5) falta de oportunidade; 6) falta de recrutamento (não se fala mais sobre vocação ministerial). Veja 1 Timóteo 3:1
3. “A vosso favor (os gentios).” – Paulo havia recebido uma chamado especial para evangelizar os gentios, assim como Pedro havia recebido um chamado especial para evangelizar os judeus (Gálatas 2:6,7,9). Este chamado especial de Paulo para os não-judeus havia sido profetizado no Antigo Testamento (Isaías 49:6).
Apesar de haver diversas profecias no Antigo Testamento que claramente falam da redenção dos gentios, estas profecias ficaram encobertas para os intérpretes da Lei. Por isto, Paulo chama esta promessa de um mistério (no sentido de algo que estava escondido) Vide Efésios 3:1-7.
1. O mistério agora havia sido desvendado! A oferta de salvação não seria confinada apenas ao povo judeu, mas estendida para todas as raças (Atos 11:1,18).
2. Todavia, isto vai gerar um novo e inédito problema para judeus e gentios:
a) o gentio convertido deve guardar a lei de Moisés?
b) o judeu convertido deve abandonar a lei de Moisés?
3. Na carta aos Gálatas Paulo trata em grande detalhe deste assunto deixando claro que os gentios estavam livres de guardarem as tradições judaicas. No entanto, surgiu uma ala dentro da igreja (chamado de judaizantes) que não concordavam com Paulo e insistiam que os gentios teriam que guardar as tradições judaicas.
4. Hoje existe um movimento semelhante chamado de “Movimento Raízes Hebraicas”. Para estes, a Igreja se distanciou dos verdadeiros ensinamentos hebraicos da Bíblia, adotando a cultura e filosofia greco-romana. Exortam a igreja a adotaram a cultura e tradições judaica.
5. E o judeu convertido, ele deve continuar guardando as tradições judaicas, conforme ensinando no Torá (os cinco livros de Moisés)?
6. Embora as Escrituras ensinem que a salvação não é obtida guardando a lei, mas pela fé no sacrifício de “Yeshua Hamashia” (Jesus Cristo, em Hebraico), ainda há duas razões pelas quais os judeus convertidos devem guardar o Torá e suas tradições:
a) Para manter a sua identidade racial e não ser assimilado por outros povos;
b) Por causa das promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó que ainda são válidas para o povo judeu, tanto agora como no futuro milênio. Vide Romanos 3:1-3.
7. O judeu cristão que guarda as tradições dos seus antepassados é chamado de “judeu messiânico”.
1. “para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me” – Existe da parte de Paulo uma dedicação e esforço que vem dele.
2. “Segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.” – Mas também existe uma graça e poder sobrenatural que o capacita e o fortalece.
3. Nisto está o equilíbrio da vida cristã:
a) Paulo se esforçava ao máximo para servir e honrar a Deus.
b) Ao mesmo tempo, ele dependia da capacidade que vinha do Espírito Santo para obter resultados (1 Co.15:10; 2 Co.3:4-6).
Somos a Igreja Chuva Serôdia de Porto Alegre. Nosso propósito de ser e viver igreja é amar a Deus, amar o próximo e evangelizar o mundo.
Todos os direitos reservados para Igreja Ministério Chuva Serôdia
Culto Público, às 19h30
Sala de Oração, às 20h
Pequenos Grupos, às 20h
Culto de Jovens, às 20h