1. Todo este capítulo é destinado a proteger os colossenses da influência sedutora de uma falsa filosofia e ensinamentos judaizantes que tentavam afastá-los do evangelho.
2. “Quão grande luta venho mantendo por vós” – Refere-se aqui a intercessão intensa que Paulo vinha fazendo pelos irmãos de Colosso e Laodicéia.
3. A oração, para o apóstolo, não era apenas mais uma “disciplina espiritual” para sua própria edificação, mas fazia parte do seu arsenal evangelístico e pastoral, juntamente com a pregação e ensino.
4. “e pelos laodicenses.” – Laodicéia era a capital da Frígia, na Ásia Menor, e ficava um pouco ao sul de Colossos. Esta é a mesma igreja “morna” mencionada em Apocalipse 3:14-22. Estando nas proximidades de Colossos, a igreja estaria exposta aos mesmos perigos de heresia.
5. “E por quantos não me viram face a face.” – Isso prova que o apóstolo Paulo nunca esteve em Colossos ou Laodicéia.
1. “Coração deles seja confortado” – A palavra grega “parakaleo”, pode ser traduzida como: fortalecer, confortar, consolar, encorajar.
2. Uma das áreas que somos constantemente atacados é nas nossas emoções (causando estresse, cansaço e desânimo).
3. “Estejam unidos em amor” – A mesma palavra é usada em Efésios 4:16: “De quem todo o corpo, bem-ajustado e ..”
4. Não se trata de uma mera declaração externa; mas uma união realmente afetiva.
5. Outra área que somos constantemente atacados é nos nossos relacionamentos (criando mal-entendidos, choques de personalidade e ofensas).
6. “Alcancem toda a riqueza do pleno entendimento” – O pleno entendimento do “mistério” de Cristo era uma riqueza inestimável.
7. A palavra “entendimento” é “plerophoria” e significa persuasão, convicção. Era o desejo do apóstolo que eles tivessem plena convicção da verdade sobre Jesus Cristo.
8. Outra área que somos constantemente atacados é no nosso entendimento das doutrinas bíblicas (especialmente quanto a pessoa de Jesus).
9. “A fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus – Cristo.” – O “mistério”, ou verdade não revelada, era Jesus Cristo. Era em relação a Ele, que eles estavam em perigo de serem corrompidos pela falsa filosofia e tradições judaicas.
10. Este conhecimento do alto (epignosis) sobre Jesus depende de estarmos saudáveis nestas três áreas.
1. “Em quem todos os tesouros” – É comum comparar qualquer verdade valiosa como um “tesouro”
2. “Da sabedoria e conhecimento” – Jesus é a fonte de toda sabedoria (para saber o que fazer) e conhecimento (para ter toda a informação que se precisa).
3. “Estão ocultos” – Esta frase confronta uma heresia chamada “gnosticismo” (que ensinava que havia verdades ocultas no universo que só podiam ser conhecidas pelos iniciados). Paulo está dizendo, não! Toda verdade oculta está em Jesus.
Somos a Igreja Chuva Serôdia de Porto Alegre. Nosso propósito de ser e viver igreja é amar a Deus, amar o próximo e evangelizar o mundo.
Todos os direitos reservados para Igreja Ministério Chuva Serôdia
Culto Público, às 19h30
Sala de Oração, às 20h
Pequenos Grupos, às 20h
Culto de Jovens, às 20h