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Colossenses 2.8-10

Wilson Castro
23/07/2023
Lições para os Pequenos Grupos

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize com filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos espíritos elementares deste mundo e não em Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Logo, nele, estais completos. Ele é também o cabeça de todo principado e potestade.” (Colossenses 2:8-10 INT)

  1. Tenham cuidado para que ninguém os [escravize] – A palavra grega usada aqui significa saquear, roubar, como quando o saque é feito na guerra. O significado é: “Cuidado para que ninguém saqueie ou roube sua fé e esperança por meio de uma filosofia falsa”.
  • Tu acreditas que há ensinos de demônios existentes na igreja hoje que têm roubado a simplicidade que existe em Jesus e na vida cristã?
  • Tu poderias dar exemplos de tais ensinamentos que roubam ou aprisionam?
  1. Com [filosofias vãs e enganosas] – A filosofia gnóstica (que negava que Jesus veio em carne ou que ele era Deus) parece ter prevalecido muito nas regiões ao redor de Colossos. O perigo era que os colossenses confiassem mais nas deduções desse raciocínio pagão do que no que haviam aprendido por meio do ensino apostólico.
  • O que o espírita pensa sobre Jesus?
  • O que o umbandista pensa sobre Jesus?
  • O que o budista pensa sobre Jesus?
  • O que o mulçumano pensa sobre Jesus?
  1. Segundo as tradições humanas – Parece ter havido duas fontes de perigo às quais os colossenses estavam expostos: A primeira foi a que surgiu da filosofia grega; a outra vinha da tradição judaica. Esta última é a que ele se refere aqui. Os judeus dependiam muito da tradição, as vezes mais do que da própria Bíblia (veja Mateus 15:2-6); e muitas dessas tradições tendiam a corromper o evangelho de Cristo.
  • O que tu entendes por legalismo?
  • Quais são algumas práticas humanas no meio da igreja hoje?
  1. Nos espíritos elementares deste mundo – Aqui está o principal conflito entre o cristianismo e o judaísmo. O judaísmo era cheio de rituais e simbologias, pois era uma sombra do que estava por vir – Jesus Cristo e o Reino de Deus. Ao querer unir os dois (a sombra com o seu cumprimento) se estava colocando vinho novo em odres velhos. Na dispensação da graça o templo físico agora era é um corpo espiritual; o sacerdócio, o ministério de todos os crentes; os sacrifícios, a mensagem da cruz. Veja Gálatas 4:2.
  • Tu conheces alguma igreja que adotou algumas práticas judaicas na sua liturgia, vocabulário ou teologia?
  1. E não em Cristo – Não era assim que Jesus tinha ensinado. Por isto, Paulo escreve em outro lugar: “Temo que, assim como a serpente, com a sua astúcia, enganou Eva, assim também a mente de vocês seja corrompida e se afaste da simplicidade [que há em] Cristo.” (2 Co.11:3)
  1. Hoje enfrentamos dois perigos semelhantes:

a) Um deles é o cristianismo progressivo que quer adaptar o Evangelho a realidade social dos nossos dias, mantendo o “status quo”. Para isto, esta ala da igreja está disposta a reinterpretar as Escrituras a luz do humanismo e paganismo dos dias de hoje.

  • Tu conheces alguma igreja ou irmão que seja progressista?

b) O outro é o movimento “Raízes Hebraicas” que tem se infiltrado no meio neopentecostal trazendo de volta os velhos argumentos dos judaizantes da igreja primitiva, tentando unir judaísmo com cristianismo (alegando que devemos renegar a influência católica romana por uma cosmovisão mais hebraica).

  • Tu conheces alguma igreja ou irmão que seja judaizante?

c) Ambas são tendências nocivas que minam a simplicidade que existe em Cristo Jesus e no Evangelho que Ele nos deixou.


Discipulado
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