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Colossenses 1.19-20

Wilson Castro
04/06/2023
Lições para os Pequenos Grupos

“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.” (Colossenses 1:18)

“Para em todas as coisas ter a primazia” – Jesus ocupa o primeiro lugar em tudo que diz respeito à igreja (não o Papa, não Maria, não os santos da antiguidade, não os bispos, não os apóstolos e profetas, não as denominações).

  • Qual é a posição que Jesus ocupa na tua vida?
  • Quanto tu vais a um culto, qual é a posição que Jesus ocupa nos teus pensamentos?

“Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude [da divindade]” (Colossenses 1:19)

“Nele reside toda a plenitude [da divindade]” – Este versículo, num primeiro momento, pode parecer deslocado, pois o assunto da divindade de Jesus já foi tratado nos versículos 15 a 17. Mas não, Paulo precisa esclarecer que Jesus ocupa não apenas o primeiro lugar em tudo que diz respeito à igreja, Ele é o próprio alvo de culto e adoração da igreja, como Noivo (da igreja) e Rei (do reino de Deus).

Jesus não é apenas um intermediário entre Deus e o homem (como Moisés foi), Ele é a Terceira Pessoa da Trindade e alvo da própria narrativa da redenção.

“Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro, mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.” (Hebreus 3:5,6)

Paulo precisava insistir com esta verdade em razão da dificuldade que os judeus e gregos convertidos tinham com a doutrina da divindade de Jesus (um ensino presente no Antigo Testamento, mas não compreendido).

  1. Para os judeus messiânicos, era muito difícil aceitar que o Messias fosse divino. Depois do exílio babilônico, os judeus estavam vacinados contra a idolatria. A ideia de um Messias divino infringia o monoteísmo judaico, soando como idolatria. Jesus podia ser um profeta como Moisés, Elias ou Eliseu ou o descendente prometido de Davi, mas não um deus. Vide João 10:22-25, 30-33.
  2. Para os gregos convertidos, era igualmente difícil aceitar que Jesus fosse divino, pois como que um ser perfeito e bom poderia assumir a forma de carne corruptível e maligna (filosofia platônica)? Para Jesus ser divino, ele teria que ter sido um espírito que aparentou ter um corpo humano, ou uma emanação de Deus (um “aeon”, anjo ou semideus, inferior ao Deus perfeito e bom, capaz de entrar em contato com a matéria corrupta). Vide 1 João 4:2,15.
  • O que seria necessário para convencer judeus e gregos daquela época desta verdade (que Jesus é divino)?
  • O que será necessário para convencer judeus e mulçumanos de hoje desta mesma verdade?

“E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1:20)

“Havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele” – A paz com Deus (em lugar de ira e inimizade) vem pelo sangue. Jesus pagou a penalidade dos nossos pecados com a Sua vida, satisfazendo a justiça de Deus.

A expiação engloba o sacrifício substitutiva (Jesus tomando o nosso lugar) e sacrifício penal (Jesus sendo punido pelos nossos pecados).

Os sacrifícios animais eram uma figura desta verdade.

“Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29).

Mas hoje, entre os cristãos progressistas, esta expiação é questionada. Não aceitam que o homem seja pecador e que Jesus tenha morrido pelos seus pecados. Segundo eles:

“Qualquer Deus que queira o sofrimento indescritível e a morte de um Jesus inocente na cruz é um Deus monstro. Quem poderia acreditar em um Deus assim? O Deus em quem nós cristãos somos chamados a acreditar é um Deus de profundo amor e compaixão, um Deus de perdão, bondade e cuidado sem fim. (…) Colocar Deus na posição de exigir que Jesus morresse por nossos pecados por causa de uma queda que nunca aconteceu é além do ridículo, um absurdo. Neste paradigma de ‘morrer por nossos pecados’, Jesus se torna uma vítima indefesa e mártir. (…) Como cristãos progressistas, a teologia da expiação precisa ser revista e colocada de lado. Não há lugar para tal doutrina ao aproximarmos da terceira década do século XXI.”

Evidentemente, tal ensino progressista é herege e anticristão. Precisamos estar muito atento ao que se está sendo ensinado nas redes sociais.

  • Quão importante é esta verdade da morte expiatória de Jesus para a nossa salvação?
  • Por que há crentes hoje questionando esta verdade?

“Reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” –  O pecado introduziu discórdia não só na terra, mas também no céu, pela rebelião do diabo e dos demônios. Vide Romanos 8:19-21; Apocalipse 12:7-10)

Todavia, quando se diz que “agradou ao Pai por Cristo conciliar todas as coisas consigo mesmo”, a declaração deve ser entendida com alguma limitação, não incluindo os espíritos de homens no Hades ou dos anjos caídos. Isto seria “universalismo” (doutrina herege que afirma que todos os homens [e anjos caídos] estão destinados à salvação eterna, em virtude da bondade de Deus).

  • Tu consideras justo Deus condenar os que rejeitaram Jesus em vida ao inferno?
  • A Bíblia ensina a doutrina do purgatório?
  • Por que há crentes que acreditam numa salvação universal (ninguém irá para o inferno)?

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