Nada se sabe sobre Habacuque exceto o que se pode deduzir do seu livro. Provavelmente, ele era membro de uma das famílias levíticas designadas para ministrar perante o Senhor no Templo com orações e cânticos, dia e noite (1 Crônicas 16:1,4). Se deduz isto dos seguintes textos:
Pelo contexto do livro, a maioria dos comentaristas acreditam que Habacuque era contemporâneo de Jeremias. A diferença entre os dois homens é que Jeremias era membro da família sacerdotal, logo, parte da elite em Jerusalém, enquanto Habacuque era apenas um membro do coral no Templo. O que os dois tinham em comum era o chamado profético e a intimidade que tinham com Deus.
Jeremias se tornou conhecido por causa do seu livro e discursos públicos no Templo e na corte do rei. Habacuque se tornou conhecido por causa do seu famoso cântico (Hc.3:2:19) e parte do seu diário pessoal (Hc.1:1 a 2:20).
Pela forma como os primeiros dois capítulos de Habacuque são escritos (na forma de um diálogo entre Habacuque e o Senhor), é bem possível que se trata de o diário pessoal de Habacuque. Se for isto mesmo, temos um vislumbre de como um judeu devoto dos tempos bíblicos se relacionava com o Senhor em oração.
A forma como Habacuque orava deve ser uma inspiração para nós hoje – inclusive o hábito de manter um diário. Longe de ser formal e chato, é íntimo e pessoal como deve ser entre dois amigos (ainda que um seja rei e o outro plebeu).
Somos a Igreja Chuva Serôdia de Porto Alegre. Nosso propósito de ser e viver igreja é amar a Deus, amar o próximo e evangelizar o mundo.
Todos os direitos reservados para Igreja Ministério Chuva Serôdia
Culto Público, às 19h30
Sala de Oração, às 20h
Pequenos Grupos, às 20h
Culto de Jovens, às 20h